Você -O Segredo do Seu Sucesso!

Quem realmente gerencia sua vida? Seu sucesso?

Nós, seres humanos, temos a tendência de buscar constantemente culpados para nossos problemas, fracassos e frustrações, pensamos e externamos frases como:

  • Não sou bem-sucedido, pois meu chefe não reconhece meu trabalho, que é tão bom
  • Eu é que deveria ser promovido e não aquele funcionário mais novo na empresa, isso com certeza tem indicações e não foi por méritos
  • Não tenho amigos, pois as pessoas não sabem reconhecer a pessoa especial que sou
  • Estou infeliz, mal sucedido pessoal e profissionalmente por culpa de uma série de pessoas, e nunca por culpa minha, por isso fico tão desmotivado.

Mas, vamos raciocinar, será que realmente o teu chefe que não sabe reconhecer o seu trabalho, ou seu trabalho não tem tanta qualidade e eficácia quanto lhe parece?

Será que sou dedicado e comprometido como penso que sou, fazendo sempre o meu melhor? Ou não dou o melhor que posso, e é mais fácil achar culpados para tudo?

Concordo que há casos em que as pessoas são realmente desvalorizadas ou não recebem o devido valor pelo que fazem, muitas vezes por profissionais que não estão preparados para gerir pessoas, que não tem tato e preparo para lidar com pessoas e muito menos que saibam valorizar ou mesmo criticar construtivamente o trabalho de seu colaborador.

Porém a solução deste problema, bem como de todos os outros citados anteriormente está em nossas mãos. Sim, em suas mãos, e tem nome, chama-se AUTORRESPONSABILIDADE.

Ah! Mais isso é conversa de palestra motivacional, aquelas recheadas de piadinhas corporativas, daquelas que os funcionários saem rindo muito e teoricamente motivados, mas no dia seguinte ao se deparar com sua realidade a desmotivação retorna com mais força.

Na verdade, não, pois se a ideia de que somos os agentes de mudança de nossas vidas for levada a sério e bem trabalhada, funcionará com certeza, uma coisa é certa, não há como alcançar a alta performance sem que você se responsabilize por sua vida.

Também concordo que não é fácil, pelo contrário depende de vários fatores que devem ser desenvolvidos, mas ainda assim, todos eles dependem de você, das suas atitudes.

Ao iniciar seu dia você já tem que tomar decisões importantíssimas, você tem a opção de iniciá-lo bem ou mal. Você pode optar por acordar reclamando de ter que acordar cedo num dia chuvoso, de ter que pegar o carro e levar o filho na escola, e depois o pior, enfrentar mais um dia chato de trabalho, e encontrar o chefe então, quanta reclamação. 

Ou você pode optar por uma escolha muito melhor, agradecendo primeiramente a Deus por mais um precioso dia de vida, muitos outros não o terão, agradecer pelos filhos que você tem, seus verdadeiros e mais preciosos tesouros, muitos acordarão neste dia sem a oportunidade de rever seus filhos, perdidos no dia anterior para a violência, drogas, álcool acidentes ou doenças.

Ainda pode optar por agradecer pela chuva, que para você pode ser um problema, mais que pode salvar a vida de muitos que morrem de sede ou fome, coisas que você nem sequer sabe verdadeiramente o que é, pois nunca sentiu.

Mas se ainda assim você continuar na sessão infindável de reclamações, de seu trabalho, estressante, corrido, clientes chatos, chefe no seu pé com metas e metas, quantos problemas!

Mas, experimente olhar ao seu redor, quantas pessoas seriam capazes de tudo para conseguir um emprego que possa dar o mínimo de sobrevivência a sua família, ainda mais como o seu, tendo sua dignidade de volta. Reflita e valorize o que tem e aprenderá a valorizar a si mesmo e suas conquistas.

E se realmente não está satisfeito não espere pela ajuda de ninguém, vá lá e mude o que precisa ser mudado, porém lembre-se que antes de querer mudar o mundo, você precisa mudar a si mesmo, é a partir dessa mudança que ocorrem as transformações mais impactantes.

Bom, de qualquer forma, a escolha continuará sendo sua, reclamar ou agradecer, deixar a vida te levar ou fazer acontecer.

Autorresponsabilidade é o segredo do sucesso que está em tuas mãos, a partir de agora você sabe quem é o agente de mudanças da sua vida, sabe quem pode tomar decisões e partir para ação com atitudes que farão muita diferença e possibilitarão a conquista dos resultados, esse alguém é você, jamais esqueça disso.

A diferença entre o sucesso e o fracasso está na forma como agiremos frente as oportunidades e dificuldades que se apresentarem durante a vida, e principalmente como as enfrentaremos, o que fazemos com o que fazem de nós, quais as soluções para todas as barreiras, vales e montanhas que surgem em nossa frente, e seu você fracassar, levante a cabeça, analise o que você fez ou deixou de fazer que ocasionou o erro, e busque alternativas, novas estratégias, novas ações e recupere a vitória.

“Aquele que for capaz de perder uma corrida sem culpar os outros pela sua derrota tem grande possibilidade de algum dia ser bem-sucedido.” Napoleon Hill

A decisão é sua, a forma como você gerencia cada acontecimento em sua vida, seja ele bom ou ruim será a fonte da consequências e dos resultados causados, poderemos enfrentar grandes problemas e dificuldades e com muito trabalho, dedicação, comprometimento, coragem e fé, obteremos grandes êxitos e transformá-los em grandes oportunidades, sucessos, conquistas e vitórias.

Existe ainda outro segredo que está presente nos pensamentos da maioria dos vitoriosos, é o ato de não desistir, pois o verdadeiro fracasso não é quando você perde, é sim quando você desiste, enquanto não desiste está na luta, perde-se algumas lutas mas não perde a batalha. 

Um conhecido provérbio chinês diz que uma longa jornada começa com um simples passo, o primeiro passo, é assim que devemos agir pois não conseguiremos mudar o mundo, mesmo que esse mundo seja você mesmo de uma hora para outra, como disse anteriormente dependemos de uma série de fatores e variáveis que devem ser trabalhadas, a primeira dela é confiar em si mesmo, pois se você não confia no seu próprio potencial quem será capaz de confiar? E aprender e desenvolver a capacidade de se auto-motivar, promovendo então a autoconfiança. Assim inicia-se sua trajetória rumo ao sucesso.

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso.” Ralph Waldo Emerson

Os esforços não serão em vão, e se sua busca for comprometida, dedicada, ética e buscando sempre a capacitação, o resultado não poderá ser diferente do sucesso. Por mais que as mudanças gerem estresse elas são necessárias. Assim diz outro provérbio chinês: – Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu.

Dimas Alcantara 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Fale comigo!