Calma, calma, não estou te orientando a sair torrando seu dinheiro, pode guardar o cartão de crédito no bolso e cancelar a ida ao shopping.
O que eu quis dizer é que você precisa gastar todo o seu dinheiro no papel, antes de receber efetivamente o dinheiro.
Essa é uma excelente estratégia para elaborar seu planejamento financeiro e o controle de seu orçamento, organizando antecipadamente o destino que será dado aos recursos que você receberá.
Existe uma forma tradicional para a realização do orçamento financeiro que é basicamente com a Receita pagar as Despesas e o dinheiro que sobrar, investir, porém essa não é a forma como eu oriento meus clientes, já que o investir fica em segundo plano e muitas vezes acaba não acontecendo.
O método correto para ter melhores resultados é fazer o Orçamento Reverso, ou seja, se pagar primeiro, usando a seguinte fórmula:
Receita Líquida – Sonhos/Projetos = Padrão de Vida
A partir da receita líquida subtraímos o valor referente aos projetos e sonhos que você tem e investimos esses recursos, o que sobra é o que você pode gastar com seu custo de vida mensal, portanto, o orçamento reverso é igual a:
Renda Líquida – Investimentos = consumo
Os Sonhos e Projetos aos quais me refiro podem ser vários, como por exemplo realizar uma reserva financeira para proteção, realizar uma viagem a Disney, comprar um carrão, e principalmente a tão sonhada Liberdade Financeira.
Quando você for definir os valores que serão destinados aos investimentos, lembre-se que poupar nada mais é do que trocar qualidade de vida no presente por qualidade de vida futura, e que é necessário que haja equilíbrio, você não pode gastar tudo no presente, pois certamente vai comprometer qualidade de vida futura, nem tão pouco investir tudo para o futuro pois assim comprometerá qualidade de vida presente.
O segredo é ter muita autorresponsabilidade, pois o seu Eu do presente precisa pensar no bem-estar do seu Eu do futuro, e o seu Eu do futuro certamente não quer que você viva hoje na escassez.
Não importa se você fará numa planilha, num aplicativo, num caderno ou num papel de pão, o importante é fazer o planejamento financeiro, assim você conhecerá a realidade do seu orçamento, e uma vez consciente do resultado partir para a ação.
0 Comentários