O médico e o assessor de investimentos

O médico e o assessor de investimentos 

São muitas as semelhanças entre a forma de atuação de um médico e de um assessor de investimentos, por isso utilizarei da comparação com essa nobre profissão para explicar como é realizado o trabalho de um assessor de investimentos, o profissional responsável por auxiliar os investidores nas tomadas de decisões de investimentos e escolha dos ativos que compõem uma carteira de aplicações financeiras. 

Um médico, quando da sua formatura, realiza o famoso juramento de Hipócrates, que promete, entre outras coisas, não causar mal aos pacientes. Um médico despreparado pode errar e levar um cliente a morte, da mesma forma, guardada as devidas proporções, um assessor sem capacitação pode causar a morte financeira de um cliente, ao indicar um produto de investimento que não seja adequado ao perfil e aos objetivos do investidor.

As semelhanças entre essas duas profissões importantíssimas para a nossa sociedade não param por aí.

Vejamos então, algumas etapas da atuação do médico e do assessor de investimentos e as similitudes e coincidências entre elas. 

Diagnóstico Médico: normalmente, no primeiro atendimento, o médico realiza uma anamnese (*), ou seja, ele identifica através de entrevista, da análise do paciente e dos exames, a queixa principal e os sintomas apresentados, portanto, aquilo que motivou o paciente a procurá-lo, e principalmente o histórico do mesmo. É, portanto, a ocasião em que o médico conhece o paciente, suas particularidades e as características do problema que lhe incomoda. 

Diagnóstico Assessor: assim como o médico, na primeira etapa para realização de uma boa assessoria financeira, o assessor identifica e entende o perfil do cliente, conhecendo os objetivos e necessidadesrelacionadas aos investimentos, bem como, aspectos comportamentais e psicológicos que influenciam o processo decisório e as escolhas na alocação de recursos. 

Prognóstico Médico: a partir da análise dos resultados obtidos no diagnóstico o médico realiza o seu parecer em relação ao problema detectado, definindo quais serão os procedimentos, o tempo e os remédios necessários para a realização do tratamento, informando ao paciente sobre as estratégias para o combate da enfermidade. 

Prognóstico Assessor:  nessa etapa o assessor também realizará o seu parecer em relação aos melhores investimentos para o alcance dos objetivos do cliente, apresentando os ativos financeiros mais adequados para o tratamento das necessidades detectadas quando do processo de diagnóstico. 

Normalmente as primeiras decisões estratégicas do investidor são em relação às classes de ativos, ou seja, quanto do percentual do valor investido que serão direcionados, por exemplo, para renda fixa e renda variável conforme os alvos que o mesmo pretende alcançar. 

Em seguida o assessor fará, dentro da estratégia do cliente, a apresentação dos produtos de investimentos mais adequados, por exemplo, no percentual destinado a renda fixa, parte será aplicada em Tesouro Direto Selic, outra parte em Tesouro IPCA, e ainda um percentual em CDB, LCI e LCA. 

Semelhantemente, o percentual destinado a renda variável será diversificado entre ativos como ações de bancos, ações de energia, fundo de índices, fundos multimercado, fundos de investimentos imobiliário, entre outras diversas opções a disposição no mercado financeiro e de capitais.

Tratamento Médico: a partir desse momento, com a autorização do paciente, será executado o tratamento com os remédios indicados pelo médico, com vistas a resolver os problemas diagnosticados conforme prognóstico realizado.  

Tratamento Assessor: o assessor de investimentos, da mesma forma, após receber a autorização com o de acordo do investidor, executará a alocação dos recursos, ou seja, a efetiva aplicação dos valores nos ativos definidos na etapa de prognóstico, portanto, quanto do dinheiro disponível será aplicado conforme citamos acima, executado o plano de ação da estratégia de investimentos, buscando melhores rentabilidades, bem como, a diversificação da carteira do cliente, o que proporcionará a minimização de riscos. 

Lembrando que, cabe exclusivamente ao investidor toda decisão e escolha de compra ou venda de ativos, e ao assessor a prestação de todas as informações sobre os produtos e serviços que a instituição a qual ele está vinculado oferece.

Um médico para exercer sua profissão, além de seu amplo estudo e preparo, tem que ter o CRM, ou seja, o credenciamento junto ao Conselho Regional de Medicina, já o assessor de investimentos, também conhecido por agente autônomo de investimentos (AAI) também precisa de seu credenciamento, que ocorre junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord), que ocorre após aprovação em exame de certificação que comprova conhecimentos e qualificações para atuação, realizado pela Ancord. 

Quando você busca atendimento para sua saúde física, ou para alguém da sua família, é natural que procure por profissionais capacitados, com experiência e conhecimento na especialidade que você necessita, ou seja, você quer entregar a responsabilidade de sua vida nas mãos de médicos qualificados, haja vista que trata-se do seu bem maior.

Quando o assunto é investimento, notadamente de valores que representam todo os seus recursos conquistados com trabalho árduo, se faz necessária a mesma medida para a escolha do profissional que irá assessorá-lo nas tomadas de decisões de investimentos, haja vista que é algo de grande importância, que precisa ser entregue nas mãos de assessores de investimentos qualificados, devidamente certificados e vinculados a escritórios e corretoras que colocam os interesses do cliente em primeiro lugar, e que tenham como base de atuação princípios éticos e o profissionalismo diligente.  

O presente artigo não é uma indicação de investimentos, haja vista ser material informativo educativo.

(*) Anamnese é uma entrevista realizada por médicos e outros profissionais da área da saúde, utilizando técnicas para poder estabelecer uma avaliação mais precisa do paciente e dos sintomas apresentados, portanto, o diagnóstico do indivíduo, para pode estabelecer o tratamento adequado.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Fale comigo!