Planejamento Financeiro – Use sem moderação!
O assunto é muito sério e precisa ser tratado com a devida relevância, pois o diagnóstico é claro e deveras preocupante.
Os problemas financeiros passaram a ser a origem para diversos transtornos de saúde física e mental, como ansiedade e depressão, e passou a ser um assunto ainda mais sério do que já era, extrapolando sobremaneira as questões financeira e atingindo em cheio a medicina. Não me impressiona se dentro de algum tempo não houver um CID (*) específico para tal doença decorrente das dificuldades monetárias.
Muitas pessoas estão se sentindo sobrecarregadas por preocupações com dinheiro, seja pela falta dele ou, principalmente, pela desorganização e descontrole no gerenciamento das finanças, e isso tem causando grandes males na saúde e nos relacionamentos, e como consequência consultórios médicos lotados e o uso cada vez maior de medicamentos para controle de ansiedade, depressão e outros distúrbios emocionais.
Cada vez mais, problemas psicológicos tem sido resultado dos problemas financeiros constantes e, infelizmente, isso vira um ciclo muito difícil de ser quebrado, pois a pessoa com depressão, por exemplo, tende a ter menos condições de enfrentar essa batalha, pois a doença, por si só, já é um enorme desafio.
O planejamento financeiro é um grande aliado contra os problemas financeiros, certamente um eficiente remédio para combater essa doença que tem se espalhado assustadoramente atingindo muitas famílias não só no Brasil mas ao redor do mundo todo. O enfrentamento dessa enfermidade precisa ser realizado o quanto antes, a fim de evitar males ainda maiores.
Nosso papel, enquanto planejadores financeiros, consultores ou profissionais que de uma forma ou outra estão inseridos no mercado Financeiro, é extremamente importante, diria até essencial, vital para mudarmos esse cenário e ajudar as pessoas na tomada de decisões mais conscientes e na gestão mais saudável de suas finanças, para viver uma vida mais tranquila e consequentemente conquistar seus objetivos de vida.
Essa mudança começa no comportamento e o primeiro passo é a conscientização de que há um problema, que ele é grave e que precisa de tratamento. E esse tratamento passa, muitas das vezes, poderia dizer que quase na totalidade, pela mudança de mentalidade e dos comportamentos nocivos que levam as pessoas exatamente para a situação financeira em que cada uma delas se encontra.
Sim, existem muitos vilões por ai a quem poderíamos culpar pela situação financeira vivida, mas preciso dizer que o maior causador dos problemas e o maior responsável pela situação que você está hoje é você mesmo. E assumir a autorresponsabilidade é um passo poderoso rumo a mudança, a transformação começa dentro de você, e saiba que não está sozinho nesse desafio, entretanto você, e só você precisa dar o primeiro passo em busca dessa ajuda.
Sempre haverá uma solução, alguns casos mais rápidos outros mais desafiadores, mas sempre haverá algo a ser feito para mudar o estado atual, e com um bom plano de ação e força e disciplina na execução, certamente alcançará o estado desejado, os sonhos, objetivos e metas de sua vida.
Não espere mais tempo, quanto mais tempo para essa decisão maior pode ser o problema, procure ajuda.
Conte comigo nesse desafio.
(*) CID = “Classificação Internacional de Doenças” refere-se ao instrumentos de base epidemiológica que organiza informações sobre doenças, sinais, sintomas, achados anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas.
#dinheiro #finanças #saúde #planejamentofinanceiro #finançaspessoais #financascomportamentais #psicologiafinanceira
0 Comentários